publicado em 7 de Janeiro de 2017
  TEIA: Território, Educação Integral e Cidadania
Educação, Integral, Território

FAE UFMG

 

Com o objetivo de incentivar a educação cidadã, o grupo TEIA: Territórios, Educação Integral e Cidadania foi criado em 2008, na FaE – UFMG (Faculdade de Educação), com o intuito de estabelecer diretrizes para pesquisadores, professores e alunos que se interessam pela área.

A educação, tão ameaçada atualmente com o governo de Michel Temer e suas pautas nada amigáveis à área, simboliza a solução para que a sociedade encontre as respostas necessárias para suas demandas sociais.

Sendo assim, é importante salientar que a educação não pode ficar restrita aos muros da escola. Isso pede, então, uma articulação com outros espaços que contribuem com a formação cidadã, são eles: a família, o bairro e as organizações sociais. O TEIA, através desse mergulho, segue a linha que outras instituições realizam Brasil afora.

Em outras palavras, o TEIA se estabelece como um espaço de reflexão e intervenção,voltando-se para aspectos da educação como um direito, tanto individual quanto coletivo, além de trazer a garantia necessária para a construção de uma sociedade que seja democrática e inclusiva.

Ação em conjunto com corpo docente, discente e comunidade

O TEIA é aberto à participação de todos os professores da UFMG, além de outras universidades e faculdades. Mas o acesso do TEIA não é restrito somente ao espaço universitário; professores da  educação básica também podem participar dos estudos.

Alunos de cursos de graduação e de pós-graduação são bem-vindos a contribuírem com as ações do TEIA. Outros profissionais que podem se dedicar ao TEIA: técnicos em educação, pesquisadores em geral e gestores educacionais.

Aspecto híbrido que permite atividades variadas

Esse aspecto híbrido permite a realização de atividades variadas e a diferentes tipos de desenvolvimento de projetos feitos pelo próprio grupo, nas áreas de ensino, pesquisa e de extensão universitária.

Educação cidadã: uma prioridade

É imprescindível salientar que esse projeto tem por objetivos a realização de ações que valorizam a educação cidadã, veja alguns pontos:

– Criação de um espaço de diálogo, reflexão e articulação entre sujeitos e coletivos que têm compromisso com uma educação cidadã;

– Direito de todos, a partir de ações de pesquisa, ensino e extensão, de forma integrada;

– Produção, divulgação e discussão de conhecimentos sobre educação integral / projetos de educação em tempo integral;

– Contribuição para a valorização e problematização desse objeto de estudos no campo educacional; gerando subsídios para a avaliação e a implementação de políticas públicas no Brasil.

(Faculdade de Educação – Fae UFMG – Fonte: UFMG)

 

Arte Educador: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeD6DlV7QKng-g7lnN1YR499Q2NqJAqRzFTu6cSP4ObOYbTLg/viewform?c=0&w=1

Comentários

comentário

 
Parceiros
 
  © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Start(up)