publicado em 7 de Janeiro de 2017
  Oficina de Imagens
Proteger é Preciso

Apresentação dos Adolescentes do Projeto Proteger é Preciso em Nova Lima, MG.

O que um grupo de jornalistas, ávidos por promoverem o bem social, pode fazer para as comunidades? O que pode resultar dessa iniciativa? A resposta pode ser a formação da Oficina de Imagens que, desde 1997, utiliza a experiência de todos os integrantes, em fotografia e vídeo. A partir disso, o grupo passou a enfatizar o verdadeiro papel da comunicação social na formação política de jovens e educadores. A relação entre a mídia e a sociedade também passou a figurar nas pautas dos participantes.

Com o passar dos anos, a Oficina de Imagens aumentou sua abrangência em torno de questões que diziam respeito aos direitos das crianças e do adolescente, sobretudo na cobertura que a mídia dava a essa temática. Além disso, a Oficina de Imagens iniciou o monitoramento à formação de jornalistas e estudantes da área que se interessassem pelo assunto.

É válido notar que os profissionais da Oficina estabelecem diretrizes que tem um só objetivo: a promoção social da comunidade. Os participantes do grupo são responsáveis pela formação de cidadãos que priorizam as políticas públicas em prol da juventude, da cultura e da participação da sociedade através dos meios de comunicação.

Em quase 20 anos de atuação, a Oficina de Imagens leva a crianças e adolescentes iniciativas que visam à promoção de ações que mudam a vida de todos os jovens.

Atuação que faz toda diferença

A Oficina de Imagens procura seguir duas linhas de atuação política para tornar sua participação na sociedade civil indispensável, sobretudo na formação da juventude. Confira abaixo o que o grupo adota como referência em seus eixos de ação:

Cine Clube

Cine Clube Sabotagem, Oficina de Imagens

(Fonte: Oficina de Imagens)

– Comunicação e Direitos:

Uma das premissas da Oficina de Imagens é resguardar crianças e jovens a um acesso à informação que garanta mais acesso aos seus direitos, além da formação de um cidadão mais consciente sobre o seu papel na sociedade.

Por conta disso, o grupo desenvolve iniciativas com jornalistas e estudantes de comunicação para dar a eles todo o suporte necessário.

– Educação e Fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes:

Protagonista de ações que dão total enfoque à educação, a Oficina de Imagens também exerce um importante papel na educomunicação. Isso ocorre a partir de estratégias pensadas especialmente para desenvolver a promoção entre jovens e adolescentes através da mobilização social, da comunicação e da educação.

Projetos que valorizam o que à margem do mainstream

Uma das realizações mais interessantes da Oficina de Imagens são os projetos que o grupo realiza, como o ‘Se Liga Aí’, que capacitou jovens e adolescentes para que sensibilizassem suas comunidades a lutarem contra o trabalho infantil. O Cineclube Sabotage procura, desde 2009, levar a escolas públicas municipais de Belo Horizonte produções do cinema nacional e que trazem a educação para direitos humanos como tema dos filmes selecionados.

(Fonte: Oficina de Imagens)

Para conhecer mais um pouco sobre a Oficina de Imagens, entre em http://oficinadeimagens.org.br/.

Arte Educador se Cadastre aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeD6DlV7QKng-g7lnN1YR499Q2NqJAqRzFTu6cSP4ObOYbTLg/viewform?c=0&w=1

Comentários

comentário

 
Parceiros
 
  © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Start(up)