publicado em 17 de outubro de 2011
  MUNDO GAIA – Conhecer para saber cuidar

A rede BIOECONOMIA (www.bioeconomia.com.br) e a faculdade INCISA IMAM(com o curso de Gestão de recursos hídricos) está organizando o evento MUNDO GAIA- Conhecer para saber cuidar em parceria com a semana nacional de ciência e tecnologia, a intenção do evento é orientar o público sobre os efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas que regem a vida e apresentar soluções viáveis do ponto de vista técnico e financeiro, com foco nas tecnologias socitais.

 Desta semana, sairá 3 Produtos que serão relacionados a a carta da terra, os 8 objetivos do milênio,os direitos humanos, políticas públicas, saúde pública e tecnologia social neste painel, retratado com arte e criatividade. Bom é a intenção, seja O QUE DEUS QUISER… *um painel de tecnologias sociais que será exposto na praça da assembléia na semana do dia 24 a 28, feira de economia solidária. O painel será produzido em parceria com fórum de economia solidária, escolas locais, ainda estou fazendo contatos para confirmar qual escola. *Algumas vinhetas de rádio produzidas ao final do evento,simplismente gravando o texto, ou seja as bases *Um espaço exclusivo do evento no site www.bioeconomia.com.br, onde será postado as tecnologias sociais apresentadas, as palestras, fotos da exposição, as vinhetas de rádio produzidas em parceria com o estúdio de rádio do morro do cascalho( as vozes serão gravadas no evento e editadas pelos adolescentes que participam do projeto no morro do cascalho), tudo livre para ser baixado e utilizado em projetos de educação ambiental.

A ideia que o evento não seja um fim em si mas um começo, pois é a intenção da rede bioeconomia democratizar a informação orientando de maneira prática sobre como ser sustentável no dia-a-dia. 

 O evento do dia 18 será no endereço abaixo:  Templo Nobre do Grande Oriente do Brasil-Minas Gerais com espaço para até 80 pessoas, conforme endereço abaixo: Templo Nobre da Maçonaria Rua Rio de Janeiro, 985 – 11º andar Centro 30160-915 Belo Horizonte-MG MUNDO GAIA- Conhecer para saber cuidar No centro de economia solidária Centro Público de Economia Solidária / BH Endereço: Av. Dos Andradas, nº 367, 2º andar, Bloco C, Centro – próximo à Praça da Estação.

1. Dia 17/10, segunda-feira: Economia Ecológica : -Biogeografia – Case Serra do papagaio.14:30 -As tecnologias sociais no contexto da administração pública municipal. (Suzana prof de gestão de efluentes do INCISA IMAM).

 14:50 -Educação ambiental e produção mais limpa. Ana Luiza –Diretora de educação ambiental da Sec. Estadual de meio ambiente de MG -Rede Bioeconomia, ecoprodutos, economia solidária e banco de trocas- alexandre(Bioeconomia).

15:50 – Fórum Agenda 21 do Estado de Minas Gerais – Situação atual e tendência dos protocolos relacionados as mudanças climáticas no contexto nacional e internacional, uma reflexão sobre a RIO+20.

 16:10 -Leitura da introdução da carta da terra e workhop sobre educação ambiental no contexto das tecnologias sociais.

16:30 às 17:00 – Gestão participativa para o saneamento e fontes de financiamento- Ronan – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana- SEDRU.

2. Dia 18/10 segurança alimentar e nutricional. saúde integral: -Biosegurança e saúde pública: Inara(Professora de economia ecológica- INCISA IMAM).

14:30 -Saúde integral:Prof. Ulisses (instituto ayurveda). 14:50 -Agroecologia : Instituto Ecovida São Miguel.

 15:10 -Homeopatia para agricultura : Flavio(homeopata).

15:50 -Fórum Agenda 21 do Estado de Minas Gerais: Técnicas contenção de água de chuva(lajeado, barraginhas, etc…) e irrigação sustentável .

16:10 – Leitura da introdução da carta da terra e workhop sobre educação ambiental no contexto das tecnologias sociais.

 16:30 às 17:00 -Feira de Troca de sementes crioulas e objetos em geral- 17:00 às 17:20

3. Dia 19/10, quarta-feira : Florestas – Uso da terra e manejo do solo -Biodiversidade e sociedade: Prof. Célio Valle(ex diretor de biodiversidade do IEF – Instituto Estadual de Florestas).

14:30 – Permacultura e sistemas agroflorestais (Ong Ecovida são miguel).

14:50 – Uso do pneu para conter erosão: Fórum Agenda 21 do Estado de Minas Gerais- Agenda 21 CREA- 15:10 -Biooengenharia de solos: Leo(prof. de conservação do solo-INCISA-IMAM).

15:30 – Fitorremediação- Uso de plantas para a descontaminação e melhoria da qualidade da água, ar e solo: Cristina Generosa- bióloga-prof. INCISA IMAM.15:50 – Leitura da introdução da carta da terra e workhop sobre educação ambiental no contexto das tecnologias sociais.

16:30 às 17:00

4. Dia 20/10, quinta-feira :Saneamento e saúde pública -Saneamento e saúde pública-CLáudio Moreira (Engenheiro sanitarista)

14:30 – Tecnologia de Construção Sustentável aplicada em regiões mais carentes – estudo de caso no Aglomerado Morro das Pedras, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil -Fórum Agenda 21 do Estado de Minas Gerais-.

 14:50 -Eco-saneamento e reuso das águas cinzas: Guilherme(Bioeconomia).15:20 -Homeopatia para tratamento de esgoto FLAVIO(homeopata).

15:40 -Projeto manuelzão: CBH velhas- Apresentação das atividades do SUBCOMITÊ do Ribeirão arrudas – Gestão participativa para o saneamento e fontes de financiamento- Ronan – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana- SEDRU.

16:20 – Leitura da introdução da carta da terra e workhop sobre educação ambiental no contexto das tecnologias sociais. 16:30 às 17:00

 5. Dia 21/10, sexta-feira : Água para consumo humano -Indicadores de qualidade de água e saúde pública (Raquel prof. liminologia-INCISA-IMAM)-14:30 – Gestão de áreas contaminadas(Empresa Essêncis) -14:50 -Introdução ao estudo das águas subterrâneas – Thiago(prof. de hidrogeologia do INCISA-IMAM)-15:40 -Case : Escassez de água na região indígena de teofilo otoni.(Sec de saúde indígena)-16:00 -Apresentação da proposta do HIDROEX em Frutal.16:30 – Leitura da introdução da carta da terra e workhop sobre educação ambiental no contexto das tecnologias sociais. 16:50 às 17:15.

Comentários

comentário

 
Parceiros
 
  © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Start(up)