publicado em 1 de outubro de 2011
  Encontro Arquidiocesano de Fé e Política

Realizado no último dia 03 de setembro, na Paróquia Senhor Bom Jesus, com a participação de cerca de 260 pessoas de várias paróquias e movimentos da Arquidiocese de Belo Horizonte, além de representantes do Movimento de Fé e Política da Capital e do interior do Estado, o Encontro Arquidiocesano de Fé e Política promoveu um amplo debate sobre a “sociedade do bem viver”
– tema do encontro nacional de fé e política a ser realizado em outubro, na cidade de Embu das Artes (SP).

Na abertura do encontro foi realizada uma mesa redonda com a presença da assessora do Centro de Apoio de Iniciativas Sociais, Irmã Delci Franzen, que apontou a diferença entre a sociedade preocupada com o ser humano e a sociedade em que o centro é o capitalismo.  Ela defendeu a descentralização do poder e a retomada do espaço público pelos cidadãos.

O  psicólogo e professor da PUC Minas, assessor de diversos movimentos sociais, William César Castilho Pereira, também esteve presente e falou sobre uma sociedade mais ativa, remetendo à Grécia Antiga, onde os cidadãos se colocavam nas praças com direito a fala, discutir e resolver os seus problemas.

Já o sociólogo e secretário executivo do Instituto de Estudo da Religião (ISER), Ivo Lesbaupin,  argumentou que o atual modelo de sociedade vem destruindo o país.

No período da tarde foram realizadas vinte oficinas de discussão com diversos temas de interesse da sociedade como: controle social da mídia, o estado e o judiciário; ecumenismo, meio ambiente, juventude, direitos humanos, entre outros.

O encontro foi encerrado com uma celebração ecumênica, realizada pelas igrejas que integram o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC).
Conforme acertado no encontro, o Nesp disponibilizará os textos das palestras feitas na abertura do encontro.

>> Clique aqui e veja o texto produzido por Ivo Lesbaupin.
>> Clique aqui e veja fotos do encontro

Fonte:  www.pucminas.br

Comentários

comentário

 
Parceiros
 
  © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Start(up)