publicado em 7 de Janeiro de 2017
  AIC (Associação Imagem Comunitária)
RJC, AIC

Rede Jovem de Cidadania, Associação Imagem Comunitária

Com o objetivo de levar a voz da periferia para a televisão, a Associação Imagem Comunitária (AIC) foi criada em 1993, por estudantes de Comunicação Social de Belo Horizonte, quando ainda não havia emissoras semelhantes, e que planejavam criar canais de expressão e visibilidade que visava a novas maneiras de chegar a uma população que não se via representada pelos principais veículos da mídia.

Vale ressaltar que os organizadores da AIC pretendiam estabelecer em seu público-alvo  registros de total importância, como imagens plurais e positivas sobre a cultura a qual estavam inseridos, assim como a periferia e as comunidades da cidade; ignoradas pelas empresas de comunicação.

Projeto seminal e o nascimento da AIC

A mola propulsora da AIC foi a TV Sala de Espera, um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Uma ação interessante organizada pela TV Sala de Espera foi a produção de programas de TV que eram exibidos nas salas de espera dos centros de saúde públicos da região nordeste de Belo Horizonte.

É importante reiterar que o ponto de destaque da AIC era, necessariamente, a preocupação em dar voz à população que não tinha espaço na mídia, sobretudo os moradores dos bairros de periferia. A AIC também procurava dar destaque total para estudantes  de escolas públicas e jovens participantes de movimentos sociais e culturais. A AIC surgiu como uma vitrine para toda essa turma.

(Fonte: AIC – Associação Imagem Comunitária – Rede Jovem de Cidadania)

Muito além da mídia

A AIC tinha objetivos muito mais expansivos que ser uma mídia alternativa. O ponto principal, quando de sua criação, era estabelecer uma relação entre o grupo organizador e a sociedade, principalmente na criação. O objetivo era desenvolver parcerias com as ações sociais que nasciam no bojo da comunidade. E que a AIC fosse um espaço de elaboração coletiva de produtos midiáticos, mas que abrangessem os processos críticos e criativos nas construções de ideias, outros projetos, saberes e redes colaborativas, o que a AIC chama brilhantemente de mídia-processo.

A voz da juventude

A AIC é a voz da juventude. Essa afirmação pode ser dada a partir do que já mostramos acima, mas não é só isso. A AIC sempre esteve ligada aos movimentos de jovens na promoção da cidadania e de seu espaço na sociedade, por meio da produção de audiovisual e material para rádio e web. Além disso, a AIC também dá total espaço aos coletivos populares e entidades culturais.

Frutos da AIC

Desde 2007, a Associação Imagem Comunitária firmou parcerias através de consultorias na área de comunicação social, mobilização social e educacional tanto para empresas quanto órgãos públicos.

 

(Fonte: AIC – Associação Imagem Comunitária)

Arte Educador cadastre  aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeD6DlV7QKng-g7lnN1YR499Q2NqJAqRzFTu6cSP4ObOYbTLg/viewform?c=0&w=1

Comentários

comentário

 
Parceiros
 
  © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Start(up)